sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aula passeio - Exposição: AS PALAVRAS E O MUNDO - Parte I

No dia de 16 de junho, a turma do 2o ano do ensino médio visitou a mostra: AS PALAVRAS E O MUNDO, no Sesc em Bauru.

A exposição interativa tem a PALAVRA como tema central e por rmeio de instalações artísticas, traquitanas e espaços para atividades dirigidas, apresenta brincadeiras com sons, sentidos, significados e uso das palavras. Criada pela equipe técnica do SESC Pompéia em 2010, a mostra chega agora ao SESC Bauru e segue itinerância para o SESC Piracicaba e Taubaté. Bebés, crianças, jovens, adultos: todos podem ver, ouvir, tocar.

Horário de funcionamento: terça à sexta, das 13h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h - Grátis!

O que possibilitou este encontro de alunos e professoras com Arte e Cultura foi o Projeto Cultura é Currículo, da secretaria de estado da educação. O objetivo é promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP.

Resultadoos esperados:
• Dinamização do trabalho docente com a realização de projetos didáticos correlacionados ao currículo escolar e às experiências desenvolvidas nas instituições e espaços culturais.
• Ampliação e aprofundamento da aprendizagem dos alunos pela apropriação de conteúdos de disciplinas das áreas científicas, de arte e de comunicação lingüística, proporcionados nas visitas às instituições culturais.
• Ampliação do universo cultural de alunos e professores.
• Valorização do patrimônio cultural da cidade.
• Compreensão e respeito às diferenças culturais de grupos e povos.
• Formação de público de visitação a instituições e espaços culturais, decorrente do desenvolvimento do interesse de alunos e professores pela apropriação de bens culturais.

A visita dos alunos, foi acompanhada pelas professoras Renata (Arte) e Sara (Português).



 Acima, os alunos e alunas conhecem de perto, exemplos de ARTE INTERATIVA, instalações que pedem a participação do público. Este assunto foi estudado durante o 1o e 2o bimestre durante as Aulas de Arte.


Atividade mediada pela monitora.


 Mais momentos da mediação.

 Momentos de apreciação da mostra, aqui, cada um ficou livre para buscar detalhes e objetos que mais chamaram a atenção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário