terça-feira, 12 de julho de 2011

Aula passeio: Observatório da Unesp

Em junho, as turmas da 7a série A e B, participaram da aula passeio no observatório da Unesp, acompanhados pelos professores: Eduardo (geografia), Norma (ciências) e Rosa (sala de leitura). Esta atividade, faz parte do projeto: Cultura é currículo - Lugares de aprender da Secretaria de Estado de Educação.

Infraestrutura:

O prédio que abriga o Observatório Didático Astronômico possui uma sala de aproximadamente 36 metros quadrados, equipada com 30 cadeiras, formando um mini-auditório, com tela de projeções. Esta sala tem sido utilizada no recebimento de alunos e professores de escolas públicas e particulares, além da realização de Oficinas de Construçao de Lunetas.

Quando o número de participantes excede a disponibilidade de carteiras, é utilizado o auditório do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), com capacidade para 50 pessoas, cujo espaço físico abriga o prédio do Observatório.

Além disso, o Observatório dispõe de uma outra sala que abriga uma cúpula de 5,30 m de diâmetro, onde um telescópio artesanal do tipo newtoniano (aproximadamente 300 mm de diâmetro) é utilizado.

Ao lado da sala da cúpula, o Observatório conta com um terraço de aproximadamente 15 metros quadrados, onde são colocados dois telescópios refletores menores, sendo um newtoniano e um cassegrain. Todos os telescópios foram construídos por alunos do curso de Licenciatura em Física, com a colaboração do Sr. Lionel José Andriatto.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário