terça-feira, 28 de junho de 2011

Geada

Geada, é a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta, devido a queda de temperatura da superfície abaixo de 0°. Dependendo da intensidade e da extensão da geada, o fenômeno pode causar sérios danos a agricultura, queimando e ressecando a folhagem das plantas, especialmente das hortaliças.

As fotografias e informações foram fornecidas pelo PROFESSOR DE GEOGRAFIA EDUARDO SIMINI








As fotos retratam características da madrugada mais fria do ano desde 2001.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aula passeio: As palavras e o mundo - parte II

Ontem, quarta feira, as turmas das 8as séries A e B, foram visitar a mostra: AS PALAVRAS E O MUNDO, que acontece no Sesc até o dia 31 de julho de 2011, com entrada gratuíta.

A visita faz parte do projeto, CULTURA É CURRÍCULO, da secretaria de estado da educação que tem por objetivo aproximar alunos e professores, da produção artística e cultural que acontece na cidade. Desta forma, esta visita, não é mero entretenimento, é uma oportunidade de aprendizagem.

Esta aula passeio, foi acompanhada pelas professoras: Renata (Arte), Sara (Português) e Rosa (sala de leitura) que desenvolverão trabalhos em sala de aula à partir desta visita. Muito em breve, os trabalhos produzidos, serão publicados neste blog.


Alguns momentos de descontração no ônibus


O tema: As palavras e mundo, é mostrado através de obras interativas - AS INSTALAÇÕES. As instalações, ocupam um espaço tridimensional, onde o público pode observar vários ângulos e ainda, manipular os trabalhos, o que torna este, um participador ativo.


Conforme mostram as imagens, algumas das instalações da mostra, são compostas por caixas de madeira, que abordam a representação dos multiplos sentidos das palavras, através do texto verbal (palavras), do não-verbal (imagens) e de sons, fato que desperta a curiosidade e a multiplicidade de sensações no público.

Mural de recados da memória,  inspirado no Muro das Lamentações (http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_das_Lamenta%C3%A7%C3%B5es). Nesta proposta de Arte Interativa, o público é convidado a deixar seus recados nos pequenos espaços do mural.


Dinâmica realizada por monitores da mostra: A representação da palavra realizada através de mímica e  gestos corporais.


sábado, 18 de junho de 2011

Festa Junina - Parte V - Bastidores

 Acima, da esquerda para a direita: Raquel (Mais Educação), ajuda na maquiagem da aluna Ester. As professoras Rosa Maria e Maria José, no trabalho com os balões de ar para a gincana. Abaixo, a dança das cadeiras com balões de ar. Wellington, Gustavo e Vinícius antes da festa começar.


Acima, momentos do ensaio da quadrilha da turma do ciclo I (1o, 2o e 3o ano), coodenados pelas professoras: Jacy, Ana e Silvia.


Momentos do ensaio da quadrilha da turma do ciclo II, que foi coodenado pelos professores: Andrea, Sara, Renata e Walter.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aula passeio - Espetáculo: Precisa-se de um Mané - Parte I

No dia 15 de maio, as 5a séries A e B assistiram o espetáculo: PRECISA-SE DE UM MANÉ no Sesc em Bauru. A peça teatral, conta a história de Mané Pereira, que consegue emprego num restaurante e, para que seu cliente seja bem atendido, resolve tornar-se garçom e cozinheiro, provocando grandes confusões e gargalhadas. Comédia inspirada na palhaçaria tradicional. Com La Cascata Cia. Cômica. Esta, foi mais uma atividade do Projeto: Cultura é Currículo, da Secretaria de Estado da Educação.
Mais uma oportunidade de aprendizagem através do encontro de alunos e alunas com Arte e Cultura.




Aula passeio - Exposição: AS PALAVRAS E O MUNDO - Parte I

No dia de 16 de junho, a turma do 2o ano do ensino médio visitou a mostra: AS PALAVRAS E O MUNDO, no Sesc em Bauru.

A exposição interativa tem a PALAVRA como tema central e por rmeio de instalações artísticas, traquitanas e espaços para atividades dirigidas, apresenta brincadeiras com sons, sentidos, significados e uso das palavras. Criada pela equipe técnica do SESC Pompéia em 2010, a mostra chega agora ao SESC Bauru e segue itinerância para o SESC Piracicaba e Taubaté. Bebés, crianças, jovens, adultos: todos podem ver, ouvir, tocar.

Horário de funcionamento: terça à sexta, das 13h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 18h - Grátis!

O que possibilitou este encontro de alunos e professoras com Arte e Cultura foi o Projeto Cultura é Currículo, da secretaria de estado da educação. O objetivo é promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP.

Resultadoos esperados:
• Dinamização do trabalho docente com a realização de projetos didáticos correlacionados ao currículo escolar e às experiências desenvolvidas nas instituições e espaços culturais.
• Ampliação e aprofundamento da aprendizagem dos alunos pela apropriação de conteúdos de disciplinas das áreas científicas, de arte e de comunicação lingüística, proporcionados nas visitas às instituições culturais.
• Ampliação do universo cultural de alunos e professores.
• Valorização do patrimônio cultural da cidade.
• Compreensão e respeito às diferenças culturais de grupos e povos.
• Formação de público de visitação a instituições e espaços culturais, decorrente do desenvolvimento do interesse de alunos e professores pela apropriação de bens culturais.

A visita dos alunos, foi acompanhada pelas professoras Renata (Arte) e Sara (Português).



 Acima, os alunos e alunas conhecem de perto, exemplos de ARTE INTERATIVA, instalações que pedem a participação do público. Este assunto foi estudado durante o 1o e 2o bimestre durante as Aulas de Arte.


Atividade mediada pela monitora.


 Mais momentos da mediação.

 Momentos de apreciação da mostra, aqui, cada um ficou livre para buscar detalhes e objetos que mais chamaram a atenção.




Festa Junina - Parte IV

 Da esquerda para direita: Ana (Mais Educação), Alessandra (funcionária), Elza (professora), Raquel (Mais Educação), Rosa, Maria José e Sara (professoras), Renata (diretora), Regina (coordenadora).



Mayara, Djennifer, Ana Júlia, Nielma, Lorena, Inaê e Gregory da 5a série B

Festa Junina - Parte III

Acima, da esquerda para a direita: Estevan, Glauciene, Juliane e João Paulo da 8a série A, responsáveis pelo CORREIO ELEGANTE. Em seguida, novamente: Juliane, João Paulo, Glauciene, Carina, da 8a série A e Ana, da 6a série A. Ao lado, Richard e Gustavo da 8a série A.

 

 A competição da "Corrida das Bexigas", foi animada pelo professor Walter e pela coordenadora pedagógica Regina.


 CAMA ELÁSTICA - Pura diversão para as Marcelas da 7a série A

Festa Junina - Parte II

Mais momentos da Festa que agitou a tarde do dia 16 de Junho.
 Acima, da esquerda para a direita: Mayara, Djenifer, Lorena Garcia, Larissa e Bruna da 5a série A. Marcelo - 5a série A e Willian - 7a série B. Bruno - 5a série A, Ester - 6a série A e para finalizar: Gislaine - 5a série A, Paula - 5a série A, Bruno e Ester novamente.

 Camila e Beatriz da 7a série A. Viviane da 8a série A

 Um dos grandes destaques, foi o aluno Gustavo da 8a série A, criatividade no figurino e na performance.
Acima, da esquerda para a direita, Gustavo com: Wellington da 7a série B, Ana Gabriela, da 8a série A, o momento da quadrilha e Brenda da 8a série A


Alunos e alunas da 8a série A, momentos para serem guardados.

domingo, 12 de junho de 2011

Projeto: Falando de si através da Arte - Professora Renata

 Acima, mais uma vez, a turma do 3o ano, durante a pintura de autorretratos. Uma possibilidade para a descoberta das cores, das formas, dos gestos.
Alguns trabalhos realizados pela turma. Imagens que falam através das cores, das formas, dos gestos das piceladas.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lixo extraordinário - Trailer oficial do Documentário do artista VIK MUNIZ


Trailer oficial do documentário: LIXO EXTRAORDINÁRIO

O documentário mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho, maior da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. A partir da experiência, surge um novo combustível criativo para Vik e, como contrapartida, os catadores diminuem sua distância com a arte e conseguem condições melhores de vida.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Karen Harley, João Jardim, Lucy Walker
Produção: Hank Levine, Angus Aynsley
Fotografia: Duda Miranda
Trilha Sonora: Moby, O Grivo
Duração: 90 min.
Ano: 2010
País: Brasil, Reino Unido
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Downtown Filmes
Estúdio: O2 Filmes
Classificação: Livre

quarta-feira, 1 de junho de 2011

AULA PASSEIO - Cinema

Aula passeio não é apenas diversão, é também, oportunidade de aprendizagem. Na última quinta feira, alunos de 5a à 7a série do ensino fundamental, acompanhados das professoras: Renata (Arte) e Elza (Ciências), foram ao Cine Quality no Alameda para assistirem ao filme RIO.

A turma em vários momentos...


Atualmente, em sala de aula, a turma está participando de atividades referentes ao filme assistido nas aulas de Arte que em breve, serão postadas no blog.