terça-feira, 12 de julho de 2011

Relatos de experiência: Mostra - As palavras e o mundo

Alguns relatos realizados durante a aula de Arte - à partir da mediação da professora Renata
Desenho realizado pela aluna: Juliane Nunes - 8a série B

"Nós fomos ao Sesc, em uma exposição que o tema era a palavra. O público podia participar, podia deitar em camas, escutávamos sons. Eram instalações, obras tridimensionais. O que mais gostei foi o Muro das Lembranças."
Brenda Munhoz - 8a série A


"Nós, alunos 8a série A e B fomos ao SESC ver uma exposição de arte chamada: As palavras e o mundo. Lá, vimos uma arte que achei assim, bem diferente das outras.
Nesta arte, nós podiamos tocar, achamos isso muito interessante, eram as instalações. Gostamos do criado mudo, que falava, do lado dele, tinha uma cama que, abaixo dela, saia um som de um bicho, que parecia um leão. Outra parte que chamou nossa atenção, foi uma outra cama, que ao deitar, escutávamos o som da voz suave de uma mulher. "
Vinícius Santos Camargo e Otávio Carriel - 8a série A




"Na mostra eu vi, linguagens artísticas, compostas por formas, objetos, luzes, muita criatividade e imaginação, eram as instalações.
Na primeira sala, tinham caixas com objetos e suas representações através das palavras e de poesias. Em outras caixas, podiamos escutar o som da palavra, como a caixa da risada.
Na segunda sala, não eram caixas, eram objetos, como banquinhos, sofás, etc. Todos eram personalizados, a maioria tinha som. Tinha uma espreguiçadeira, em que pessoas como eu, deitavam e ouviam a voz suave com várias palavras ditadas, para relaxar a pessoa que ali estava. Outra parte que me chamou atenção, foi a instalação chamada: Muro das lembranças, onde as pessoas escreviam bilhetes para deixar lá. "
Kelli Gomes dos Santos - 8a série A




"Quando chegamos, nos dividimos em dois grupos; um com a professora Renata e outro com a professora Sara.
Foi muito bom poder tocar nas obras, senti medo, ansiedade, curiosidade, agitação, enquanto o monitor Henrique guiava a turma.
A caixa da mentira me deu medo, pois quando quando colocávamos a mão dentro dela, acendia uma luz vermelha, meu coração acelerou e comecei a tremer, depois, todos começaram a rir, adorei poder tocar, sentir texturas.
Gostei também do guarda roupa de meias palavras, foi maravilhoso. Espero repetir a dose novamente. "
Inaê Cristina Rocha - 8a série B

Aula passeio: Observatório da Unesp

Em junho, as turmas da 7a série A e B, participaram da aula passeio no observatório da Unesp, acompanhados pelos professores: Eduardo (geografia), Norma (ciências) e Rosa (sala de leitura). Esta atividade, faz parte do projeto: Cultura é currículo - Lugares de aprender da Secretaria de Estado de Educação.

Infraestrutura:

O prédio que abriga o Observatório Didático Astronômico possui uma sala de aproximadamente 36 metros quadrados, equipada com 30 cadeiras, formando um mini-auditório, com tela de projeções. Esta sala tem sido utilizada no recebimento de alunos e professores de escolas públicas e particulares, além da realização de Oficinas de Construçao de Lunetas.

Quando o número de participantes excede a disponibilidade de carteiras, é utilizado o auditório do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), com capacidade para 50 pessoas, cujo espaço físico abriga o prédio do Observatório.

Além disso, o Observatório dispõe de uma outra sala que abriga uma cúpula de 5,30 m de diâmetro, onde um telescópio artesanal do tipo newtoniano (aproximadamente 300 mm de diâmetro) é utilizado.

Ao lado da sala da cúpula, o Observatório conta com um terraço de aproximadamente 15 metros quadrados, onde são colocados dois telescópios refletores menores, sendo um newtoniano e um cassegrain. Todos os telescópios foram construídos por alunos do curso de Licenciatura em Física, com a colaboração do Sr. Lionel José Andriatto.







 

sábado, 2 de julho de 2011

Dicas de férias II - Internet grátis no SESC Bauru

O SESC SP dispõe de espaços equipados para a exploração das técnicas e conteúdos digitais, individualmente ou por meio de dinâmicas coletivas em 24 unidades operacionais no Estado.

Os novos recursos de comunicação, o reaproveitamento de resíduos eletrônicos, a experimentação e a produção criativa utilizando a combinação de tecnologias permeiam as atividades oferecidas pelo programa Internet Livre. Projetados para estimular o comportamento em rede, os espaços dispõem de instrutores de Internet e multimídia, encarregados de propor conteúdos e procedimentos alternativos, bem como de dar soluções às dúvidas rotineiras ou às demandas específicas de cada usuário.

SESC Bauru
terça a sexta, das 13h às 21h20
sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
av. Aureliano Cardia, 6-71 - Bauru - SP
fone: 14 3235.1750

Dicas de férias I - SESC Bauru


AS PALAVRAS E O MUNDO
Assemblage
Dias 16 e 17 de julho das 14h às 17h.

Criação de pequenas caixas com colagens de diversos materiais a partir de palavras-chaves. Atividade baseada em peça da exposição. Com os artistas plásticos Nanda Ribeiro e Carlos Mazzon Gil. Espaço Brincar.

LIVRE - GRÁTIS


Tramas e Troncos
Terça à sexta, das 14h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Um local de convivência que você pode fazer amizades e desenvolver habilidades motoras tais como equilíbrio, força e coordenação. Nele, todos podem brincar e se divertir, mas é fundamental que os pequenos estejam acompanhados de seus responsáveis. Bosque do SESC.

LIVRE - GRÁTIS


Aula aberta de FORRÓ
Próxima aula dia 16 de julho.
Sábado às 15h


Nos meses de junho e julho o ritmo a ser desenvolvido será o forró em suas diferentes formas de dançar nos distintos locais do Brasil. Área de Convivência.


Indicado para maiores de 10 anos
Grátis



Para mais dicas, entre no site: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/indexbusca.cfm?Unidade_ID=14&data=0&Atividade_ID=0&olodum=1&first=1&Contador=1&page=1&Palavra=&buscar_curso=1

As palavras e o mundo III - Ciclo I

Na última quarta feira, os alunos do 1o ano A (professora Jacy) e 3o ano A (professora Sylvia), juntamente com a professora Renata (Arte), foram visitar a mostra: AS PALAVRAS E O MUNDO, que está em cartaz no Sesc - Bauru, com entrada grátis até o dia 31 de julho. A visita faz parte do projeto: CULTURA É CURRÍCULO - Lugares de aprender, da secretaria de estado da educação.



Acima, momentos antes da turma chegar no Sesc

A turma reunida antes de entrar.


Momentos da visita, que foi mediada por monitores do SESC.


Detalhe do espaço: "Caixas dicionário" (representações através do texto verbal - a palavra, e do texto não verbal - as imagens). Um trabalho de arte que estimula o público a ver além do olhar, o tato também é solicitado. 


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Produção artística II - Precisa-se de um Mané

Abaixo, relatos de alunos da 4a série B, sobre o espetáculo. Antes, foi realizado um bate papo com os alunos, envolvendo questões específicas da linguagem das artes cênicas e artes visuais. Esta atividade foi mediada pela professora Renata (Arte).

Isadora
"A luminosidade do palco foi retratada através da cor amarela. O espetáculo tem formas tridimensionais, o humor e as músicas também foram usadas para contar a história. Tive muita curiosidade para saber o final da história"

Lucas
"O espetáculo tem formas tridimensionais, para contar a história, foram usados: texto, iluminação, som, figurinos. Me senti muito emocionado e feliz ao ver este teatro."

Wendy
"Para contar a história de Mané, foi preciso: a presença da platéia, maquiagem colorida, música, iluminação, o texto que o Mané falou. Questionada sobre o que sentiu sobre a gestualidade ao registrar suas memórias através da pintura a mesma respondeu: Várias pinturas são calmas, suaves, outras agressivas e isto é normal."

Cássio
"A luminosidade, foi retratada na pintura com o uso das cores amarelo e azul. O espetáculo é tridimensional e para contar a história, foram usados: texto, iluminação, cenário, sons. Na hora de registrar as memórias do espetáculo, alguns desenhos estavam agitados, outros calmos e isto é normal. Durante o espetáculo, senti muita ansiedade, curiosidade para saber o que ia acontecer no final."



Produção Artística I - Espetáculo: Precisa-se de um Mané

O espetáculo: Precisa-se de um Mané, teve um diferencial em relação aos demais - a participação do público.

Momentos da turma no ônibus

Participação do aluno Henrique

Participação do aluno João Marcos

Participação da aluna Alessandra


João Vitor no palco para encerrar.



Produção artística à partir das memórias do espetáculo.